terça-feira, 18 de novembro de 2008

Agroturismo!



Por Roberta Peixoto

A cidade de Venda Nova do Imigrante atrai turistas durante o ano todo. As atrações turísticas vão desde belas paisagens, casarios antigos, pontos panorâmicos, cascatas, festas típicas ao agroturismo, que é praticado nas pequenas propriedades rurais, onde o turista vindo de diversos lugares do Brasil pode acompanhar a produção dos mais variados e deliciosos tipos de alimento. É uma verdadeira indústria caseira que fixa o trabalhador ao campo.

Venda Nova do Imigrante é a primeira cidade capixaba a praticar o agroturismo. A tradição de fazer produtos caseiros foi passando de pai para filho, e hoje os descendentes colhem um fruto que seus "nonos" nunca imaginaram. Já que o agroturismo movimenta a economia nas áreas rurais.

A partir do costume dos imigrantes de receber pessoas em casa, sejam elas familiares ou amigos. Essas pessoas, além da hospedagem, podiam saborear vários produtos caseiros que eram feitos, a princípio, para uso doméstico e, ao partirem, a família que os hospedava oferecia esses produtos para que os visitantes pudessem levá-los como lembrança ou para presentear alguém na cidade. Mais tarde, descobriu-se que esses produtos poderiam ser mais uma fonte de renda. http://pt.wikipedia.org/wiki/Agroturismo

Quem desejar fazer visitas técnicas às propriedades do agroturismo deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo (28) 3546 3062 ou com a Incaper. Já as visitas turísticas devem ser marcadas com o Agrotur (28) 3546 2317.

Em todas as propriedades há necessidade de marcar data para grupos de turismo. Caso seja passeio individual ou familiar, não há necessidade.

LOJA DO AGROTURISMO
Organizada pelos produtores para dar informações sobre os roteiros de visita e venda de produtos da região. Localizada no km 103 da BR 262, no Centro da cidade. Funciona de segunda a sexta de 7:30 ás 17:30h e sábados, domingos e feriados de 8 às 17h.

PROPRIEDADES DA REGIÃO
Dezenas de proprietários rurais recebem turistas, mostrando a forma de produção, suas riquezas naturais e culturais e seus produtos. Local ideal para o contato com a vida no campo. Ver a relação das propriedades em agroturismo.

Nenhum comentário: